2006-09-13

Chove lá fora. Voltaram os dias feios.


Chuva

Embora lave o medo
que há do fim
a chuva apaga o fogo
que há em mim
Ouço
a voz de quem
me quer tão bem
E fico a ver se a chuva
a ouvirá também...

Ornatos Violeta


2006-09-12

Gosto de ti... VAQUINHA!


Eu nem sei o que hei-de dizer... até estou emocionada. Ela é a maior e até já tem um blog! E eu tinha que lhe dar aqui um especialicimo destaque. Espreitem o blog da nossa companheira de estrada, A Vaquinha de Peluxe. Onde são contadas na primeirissima pessoa (animal, vá...) as histórias das suas viagens, dos seus altos voos (sim que ela não é porca mas também voa, ó se voa!), das suas paixões, das suas aparições na TV, do frio que às vezes tem, coitadinha, dos seus quase-banhos e muito, muito mais!

Outra vez arroz!

Eis que chegaram as férias. A situação acalmou. Fez bem a toda a gente pouco mais que mês e meio de férias depois de todo o escândalo que foram os exames. Deu para acalmar, não pensar mais nisso. Estão feitos!
Eis que chega pois o dia de ir ver os horários. Cheguei e vi logo: Biologia à mesma hora que Química, em todas as turmas, no mesmo dia, à mesma hora; Duas cargas horárias marcadas com um suspeito “Reposição” que ninguém percebeu. ‘Bora à secretaria!
Joana: Olhe, a minha especifica é Biologia porque não me deixaram escolher mais nenhuma, mas como preciso de dar o Programa de 12º de Biologia e Química, porque vou ter continuidade dessas duas disciplinas na Universidade, escolhi Química como extracurricular, já que era a única hipótese de ter aulas de Química. No horário, e em todos os horários de todas as turmas de 12º, Química e Biologia aparecem juntas e à mesma hora em todas as turmas. Eu gostava de saber, como é que vou poder ter a disciplina.
Senhora: Não pode! Não tem.
Joana: Ah bom, ainda bem que avisa! Já agora, o que é isto da “Reposição”?
Senhora: Eu ainda não sei muito bem o que isso é… deixe lá ver se lhe consigo explicar…
(As aulas começam na Segunda-feira que vem…)
Então é assim, se algum professor faltar a alguma aula repõe a aula nessa hora, se ele não poder vai outro professor qualquer.
Ana: Eu tenho 8 cargas horárias para marcar no meu horário com aulas de música porque eu frequento o Conservatório Regional de Évora. Não posso marcar a essa hora aula de música nenhuma com o risco de algum professor marcar uma aula nessa hora, certo?
Senhora: Pois.
Ana: Mesmo que ande o ano lectivo inteiro sem ter uma única aula de reposição, não posso marcar nada a essa hora, não é?
Senhora: Pois.
No fim das contas, saímos de lá muito satisfeitos a saber que podemos ir para a escola às 8 da manhã e, se o professor faltar, não só temos que ficar hora e meia à seca à espera da próxima aula como, no fim do dia, temos que ficar mais hora e meia na escola a ter mais uma aula. E eu, com um livro que custou 30€, já plastificado e tudo, que vai ficar a ganhar pó em casa enquanto que eu preciso de dar o Programa. Eu gostava de perceber é porque é que o Ministério da Educação não é obrigado a arranjar forma de eu conseguir ter as duas aulas, se afinal a minha mãe paga os impostos e eu tenho direito à minha Educação! Mais uma vez, quem tem dinheiro para pagar explicações está safo, os outros ficam para trás.
E temos duas cargas horárias preenchidas com uma disciplina chamada Área Projecto que eu tive durante 5 anos no Básico e que nunca percebi para o que servia. Enquanto que a Educação Sexual está na lei há mais de 20 anos e ninguém a implementa.
Como se não bastasse e como se o raio de horário não fosse já mau que chegue, comparado com turmas que têm 4 e 5 tardes livres… nós temos apenas uma! E ainda somos obrigados a ir lá às 8 da manhã ter uma aula e depois voltar lá às 3 da tarde para ter outra…

Assim se vê!



Incrível esta força, não é?

2006-09-10

O Bichinho

É um bicho! É como um bichinho dentro da barriga. Está sempre lá e quando aparece uma coisa é certa: é para sempre. Não sei porque aparece nem porque existe. A sua existência é tão misteriosa como a sua explicação. Sei que se manifesta quando estamos em palco ou diante de um, quando representamos ou quando assistimos. É amor, só pode! É o Teatro. Magnifico, brutal, manipulador, incrível, belo, arrasador. É qualquer coisa que nos consome, que nos arrebata. É lindo. Mágico. É muito mais que um papel, que um palco, que uma assistência, que uma história. É todo um mundo, cheio de simbolismo e significado. E é nosso, tão nosso, só nosso. É muito mais que palavras e por isso é mais que qualquer explicação. Sente-se!





Na foto: Manuel Dias


Arctic Monkeys - Old Yellow Bricks


Rota de colisãO

Lá, entre o Sol e o Si